O planejamento estratégico como fator de competitividade empresarial nas empresas
O que significa planejar?
Estabelecer com antecedência as ações a serem executadas, estimar os recursos a serem empregados e definir as correspondentes atribuições de responsabilidades em relação a um período futuro determinado, alcançando assim os objetivos fixados pela organização.
Planejamento estratégico
É o processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes da empresa e das oportunidades e ameaças do meio ambiente, com esta análise é possível se estabelecer objetivos, estratégias, ações que possibilitam um aumento da competitividade empresarial (CUNHA, 2000).
Simplificando:
É o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas, utilizando-se, para tanto, de um instrumento denominado “plano estratégico”.
Definido para um período longo de tempo, geralmente de três a cinco anos
Decidir para onde a organização vai;
Avaliar o ambiente dentro do qual ela operará;
Desenvolver estratégias para alcançar os objetivos definidos;
Para ter um planejamento estratégico é importante desempenharmos uma gestão estratégica. Mas o que vem a ser gestão estratégica?
Gestão estratégica
É a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos. Ou seja, gestão estratégica é “a arte de dirigir coisas complexas”. A gestão estratégica trata da formulação de estratégias que determinem rumos ou formas de atingir objetivos. Essas estratégias são reunidas e descritas em um plano estratégico, que, por sua vez, é concebido a partir de uma análise de cenários, resultando na elaboração de uma matriz que esclareça ameaças e oportunidades, sob os pontos de vista interno e externo à organização. O plano estratégico deve esclarecer