Planejamento Estrategico
COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL
São Paulo
2012
O termo competitividade empresarial, apesar de ser muito amplo, significa a obtenção de uma rentabilidade igual ou superior aos rivais no mercado.
Com as mudanças e transformações da economia, tecnologia e a chegada da era do Conhecimento, as empresas utilizam suas estratégias para a competitividade, acompanhando as mudanças e exigências de diversos cenários, cada vez mais exigente utilizando manobras específicas com ética, sem enganar o concorrente.
No ambiente econômico, é meta de qualquer empresa produzir mais e melhor para ter condições de competir com seus concorrentes. Mas no atual cenário, produzir mais não pode significar um inchaço da folha de pessoal ou investimentos que estourem o orçamento. O conceito de produtividade abrange a elevação da produção com cada vez menos. Para isso, é necessário adequar os métodos de produção, a redução de ineficiência dos equipamentos, o uso de técnicas mais avançadas de gestão e, principalmente, aumentar a qualificação da mão-de-obra.
Para que esse estágio seja atingido, exige-se das empresas a obtenção de índices cada vez mais altos de competência e conhecimento, além do aporte de tecnologia atualizada e compatível. Não basta conseguir uma posição de vantagem, é preciso mantê-la ao longo do tempo. Assim, para que uma posição de vantagem possa ser sustentada em longo prazo, a empresa necessitará monitorar constantemente as variáveis (KPI´S), que afetam sua competitividade e se posicionar de uma forma sempre diferenciada dos seus concorrentes, implementando estratégias que não possam ser facilmente imitadas pelos mesmos. Criar produtos inovadores, para atrair cada vez mais seus clientes, com alto índice de qualidade e bons preços.
Existe uma diferença entre ser competitivo, isto é, ter os meios necessários para competir, e ter vantagem competitiva, que significa estar na frente