Competitividade na empresa
Este artigo refere-se ao tema competitividade por apresentar-se como aliada direta no desenvolvimento empresarial, ao tempo em que ela exercita as empresas para se saírem melhor que os seus concorrentes diretos e indiretos na busca por lucro e pela satisfação dos clientes ou cidadãos aos quais serve. Competitividade é a luta dos seres vivos pela sobrevivência, especialmente quando são escassos os elementos necessários à vida entre os componentes de uma sociedade. Simplificando o conceito de Competitividade: é a disputa por algo que dois ou mais competidores desejam. A definição acima é bem aplicada à competição entre empresas, pois se refere à busca simultânea por vantagens e por elementos necessários à sobrevivência das mesmas, os clientes. Em face ao grande número de concorrentes nascendo no mercado e às grandes e rápidas transformações globais, a maioria das empresas vem investindo em meios de se manterem à frente no mercado.
1. PROBLEMA
Enfatizar que uma empresa deve investir em si mesma para concorrer com as demais, teoricamente é simples, porém, na prática nem sempre é assim. A empresa pode se deparar com inúmeras dificuldades na tentativa de concorrer com outras. Entre elas, podem ser citadas algumas dificuldades relativas à organização interna da empresa, como: falta de conhecimento e investimento suficiente em seus empregados, ausência de investimento em tecnologia da informação, entre outras. Sendo assim, surge o seguinte problema: Quais os fatores importantes para o desenvolvimento de uma estratégia competitiva?
2. HIPÓTESE
Os fatores importantes para o desenvolvimento de uma estratégia competitiva é localizar os fornecedores, a organização interna da empresa, os canais de distribuição e o comprador que são influências importantes e que contribuem, para essa competitividade. Além dos fatores citados acima, existem outros, como: possíveis concorrentes