Um mundo melhor começa aqui.
“As palavras são as portas e janelas.
Se debruçamos e reparamos, nos inscrevemos na paisagem.
Se destrancamos as portas, o enredo do universo nos visita”.
(Bartolomeu Campos de Queirós. O livro é passaporte é bilhete de partida)
A leitura é a porta para o descobrimento do mundo a nossa volta e, portanto, deve ter lugar primordial no currículo de uma escola que esteja preocupada em formar, não somente alunos prontos a responder às indagações sobre os conteúdos aprendidos em sala de aula, mas, principalmente, pessoas que estejam prontas a enfrentar as situações que a vida certamente lhes trará.
Dominar a leitura não pressupõe, apenas, a certeza de um bom rendimento escolar, mas, além disso, significa adquirir um importante instrumento ligado à vida cultural, o que nos remete à inserção e participação de nossos alunos na vida em sociedade, iniciada através da convivência escolar.
A melhor forma de estímulo e desenvolvimento da leitura é inseri-la em projetos, nos quais os alunos possam atribuir significado ao que lêem. Um projeto comprometido em formar ouvintes apaixonados e futuros leitores, para isso deverá ter como objetivo suprimir as deficiências existentes e ajudar a modificar o quadro atual da escola e da comunidade, na qual ela está inserida.
A escola que atribui a devida importância à leitura e utiliza projetos com o objetivo de levá-la ao cotidiano escolar será capaz de transformar a realidade, levando os alunos a pensar, a enfrentar e resolver problemas de maneira consciente e assim, elevará seu conceito passando a viver a experiência de uma escola de futuros leitores.
JUSTIFICATIVA
Durante as aulas em nossa escola, pude perceber que os pequenos alunos não têm hábito de ouvirem histórias, com isso poderão não conseguir num futuro bem próximo ter hábito de leitura. Não possuem e não conhecem os livros, em sua maioria. O que como educadora me preocupa sobremaneira.
A leitura nos leva a viagens