O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TI E A COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL
O mundo globalizado faz com que as organizações tenham muito mais concorrentes, o que torna ainda mais acirrada a busca pelo aumento do seu market share. E, nesse meio de competitividade, a informação se tornou um ativo de fundamental importância para a empresa conseguir um diferencial no mercado.
Uma das responsabilidades principais dos administradores é identificar oportunidades de negócios para a organização e um dos seus desafios é descobrir como a Tecnologia da Informação (TI) pode tornar a empresa mais competitiva. O conceito adotado de Tecnologia da Informação engloba os computadores, tecnologias de comunicação, hardware, software, sistemas de informações e de conhecimento.
Neste artigo, será apresentado o que é a Competitividade Empresarial, quais as metodologias do Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (PETI) e como este impacta na vantagem competitiva.
2 COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL
Competição é a interação de indivíduos da mesma espécie ou espécie diferentes que disputam alguma coisa. Essa disputa pode ser por alimento, território, luminosidade, emprego, mercado, etc. Seja qual for o elemento de disputa, esse tipo de interação favorece um processo seletivo que culmina, geralmente, com a preservação das formas de vida mais bem adaptadas ao meio ambiente e com a extinção dos que têm baixo poder adaptativo.
A competitividade ou a livre concorrência é um dos princípios da economia liberal e teve como principais defensores Adam Smith e David Ricardo
Segundo Adam Smith, procurando apenas um ganho pessoal, a pessoa trabalha, coincidentemente, para elevar ao máximo a renda da sociedade.
Por uma mão invisível, a pessoa estaria sendo misteriosamente levada a executar um objetivo que jamais fez parte de suas intenções, buscando apenas seu interesse exclusivo. A pessoa, muitas vezes, trabalharia de modo bem mais eficaz pelo interesse da sociedade do que se tivesse de fato essa intenção, e isso leva a crer que se as pessoas