trabalho de adm de empresa
O processo de gestão empresarial está sofrendo consequências marcantes causadas por fenômenos como a expansão de mercados, aumento da competitividade, popularização da tecnologia e facilidade de acesso à informação. As decisões estratégicas das empresas, em grande parte das ocasiões, focalizam o crescimento da organização, que pode ser obtido dentre as demais alternativas, por meio da entrada em novos negócios, expansão da capacidade produtiva e adoção de novas tecnologias.
Como todos os setores da economia, o varejo hoje está constantemente sujeito aos efeitos da incerteza. As mudanças são cada vez mais rápidas e contínuas. Nesse novo ambiente, o setor varejista vem buscando adaptar-se as novas tendências com destaque para o comércio eletrônico, automação comercial, troca eletrônica de dados (Eletronic Data Interchange - EDI) e resposta eficiente ao consumidor (Efficient Consumer Response - ECR), todas baseadas na utilização das tecnologias da informação (TI). Tais tendências tecnológicas estão obrigando os empresários que atuam no comércio varejista a repensarem seus negócios e adaptarem-se a essa nova realidade.
Embora se reconheça a necessidade de existir eficiência na operação da TI (Tecnologia da Informação), bem como uma alta capacitação técnica, é consenso que somente por meio da busca da eficácia do uso da TI é que a empresa pode obter vantagens competitivas. Muitos são os fatores que justificam o planejamento estratégico de uma organização, destacando-se a inteligência empresarial. Mas sua formalização requer clareza na documentação para que todos os envolvidos possam conhecer,manter e se engajar na realização efetiva do planejamento estratégico, pois, enquanto aestratégia organizacional está voltada para “o quê” a organização deve fazer para alcançar os objetivos organizacionais,