analise regimento escolar
Thiago da Fé
A elaboração de um regimento escolar é de suma importância para o funcionamento de uma escola, pois nele contém as normas, objetivos, direitos e deveres dos alunos e professores, entre outros assuntos.
Todavia, durante a elaboração de um regimento escolar pode haver falhas ou até mesmo aspectos que não são, mas deveriam, ser levados em consideração para um melhor andamento do processo de ensino-aprendizagem.
Visto isso, após a leitura do presente Regimento escolar foi possível identificar alguns aspectos que deveriam ser trabalhados e reelaborados de forma a garantir o processo de ensino-aprendizagem da escola.
Segundo o artigo 106 da SEÇÃO V:
“No Ensino Médio considera-se promovido o estudante com aproveitamento igual ou superior a 55% (cinquenta e cinco por cento) na escala de notas de zero a dez em cada um dos componentes curriculares e com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em relação ao computo do total de horas letivas.”
Aparentemente esse artigo nos remete a idéia das metas que os alunos devem cumprir para obter a aprovação nos correspondentes anos letivos característicos do ensino médio. Sabendo que o ano é composto por 4 bimentres e que em cada bimestre a pontuação máxima atingida é de 10,0 pontos, totalizando 40,0 pontos ao longo do ano.
De acordo com o artigo citado anteriormente, para que o aluno possa ser aprovado é necessário um aproveitamento igual ou superior a 55%, correspondendo a um total de 22,0 pontos do total estabelecido. Esse valor (considerado aprovativo) pode ser atingido no decorrer do 3º bimestre. Uma vez atingido, faz com que os alunos não se sintam “obrigados” a aprender ou realizar os trabalhos propostos, ou seja, dar sequência na processo de ensino-aprendizagem, visto que já estão qualificados para o próximo ano letivo, frequentando as aulas somente devido a limitação de faltas.
Reestruturando o artigo