O papel na formação de educadores
Apresentação
Como professoras em formação, entendemos que em nossa profissão a constante atualização é muito importante. Mas, além disso, compreendemos que uma postura reflexiva é fundamental para um trabalho pedagógico significativo.
Nesse sentido, a prática docente quando iluminada por reflexão pode ser melhorada e se torna plena, pois pensar a prática, no sentido de aprimorá-la é essencial para a contínua formação docente. Nesse sentido nos debruçaremos sobre a escrita dos professores. De que maneira elas auxiliam para refletir sobre a prática educativa e melhorá-la? Como os registros individuais e as trocas de experiências de narrativas entre os docentes podem auxiliar no crescimento profissional dos professores? Qual é a melhor maneira de fazer os registros? O que priorizar no momento dessa escrita? Por onde começar? E em que medida os registros servirão como instrumentos para iluminar nossa prática?
Objetivo
Nossa finalidade nesse estudo é compreender como os registros dos professores podem auxiliar em seu crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal e em que medida ocorre esse processo. É, além disso, buscar referencial para pautar a construção dessa escrita, de maneira significativa e com embasamento teórico.
Metodologia
Nosso trabalho será realizado mediante a revisão de literatura existente sobre o registro dos professores, de natureza básica, pois envolve interesses universais e não tem o caráter de uma prática prevista. Sua forma de abordagem se faz em pesquisa qualitativa, na medida em que o processo sobre o problema é analisado como um todo, em sentido universal, sem uma pesquisa específica de dados referentes à quantidade.
Referencial Teórico
Para realizarmos esse trabalho utilizamo-nos das leituras e análises de textos de Isabel Alarcão, que traz a perspectiva de professores reflexivos em uma escola