O papel da didática na formação do educador
Esta síntese analisa o papel da didática como um elemento construtivo do processo ensino-aprendizagem, fazendo uma abordagem sobre diversos aspectos que consideramos ser de relevância para o estudo supracitado, dentre eles: conceituar a didática; destacar o aluno nesse contexto.
O papel da Didática na Formação do Educador.
O autor Cipriano Luckesi retrata a importância da didática para que o educador tenha uma boa formação. Embora Luckesi não seja um experiente desta aréa, este reconhece a relevância da diciplina na vida do docente e que através desta disciplina ele possa desenvolver em sala de aulas habilidades necessárias no desenvolvimento de um bom ensino. Para Luckesi o educador precisa estar envolvido em suas práticas pedagógicas e ser capaz de uma transformação histórica frente à sociedade.
Nesse sentido, ser educador é ser mediador do conhecimento ao mesmo tempo em que se passa o conhecimento deve haver uma troca de forma que, um possa aprender com o outro continuamente. Dessa forma, percebe-se que o educar se dá nas relações com o outro criando possibilidades para que o aprendizado aconteça, pois, sendo fundamental reconhecer que o ato de educar não deve acontecer apenas em sala de aulas e sim em todos os lugares, espaços não se restringindo apenas ao contexto escolar.
Assim, como Luckesi afirma em suas falas devemos nos enxergar como sujeitos históricos capaz de escrever nossa própria história e favorecer a uma transformação diante da sociedade e não apenas como objetos passivos que não interage, mas, que são atingidos com ações diante do meio em que vivi.
Para Luckesi ser educador é assumir o seu verdadeiro papel e não só fazer parte da história, mas ser fazedor de história. Sendo necessário meditar sobre as práticas educativas e que esta venha ser passada de forma que o indivíduo se torne críticos e voltado para sua realidade.
Conceituando a didática
O vocábulo, didática deriva da expressão grega Τεχνή