O papel do educador na formação da personalidade do aluno
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR – PROFUNCIONÁRIO
Disciplina: RELAÇÕES INTERPESSOAIS: ABORDAGEM PSICOLÓGICA
Professora: Ellis Regina Ferreira dos Santos
Atividade: Resumo crítico
Aluno: José Diniz dos Santos
Resumo
O papel do educador na formação da personalidade do aluno Para que aconteça o aprendizado escolar é necessário que todos os educadores estejam envolvidos no processo de desenvolver o intelectual e as aptidões sociais do educando. A escola passa a ser o grupo formador e o educador, como integrante desse grupo, deve intervir, favorecendo a socialização da criança, incentivando a cooperação e o espírito de solidariedade, pois nesse período de formação da personalidade na criança, é muito importante que ela não tenha apenas uma formação voltada para a concorrência ou conflito coletivo. À medida que a criança vai aprendendo coisas diferentes, ela vai ter a necessidade de outras atitudes. É de muita importância que o educador reconheça a possibilidade de mudança. Se há possibilidade de mudança cabe aos educadores conduzirem a aprendizagem que resulte numa construção sadia da personalidade e quando se percebe a mudança, se percebe o aprendizado.
A formação do aluno dentro do espaço escolar deve ser feita através da interação com os outros e do diálogo, plantando na cabeça do mesmo a necessidade de respeito com os outros.
O educador deve encontrar maneiras de atrair o interesse do educando sem impor, pois os alunos não vão aprender os conteúdos escolares e os valores pessoais e sociais, através de atividades fatigantes impostas pelo educador ou pela escola.
A formação pessoal do educador
O educador tem como uma de suas mais importantes funções a formação da personalidade do aluno, para isso, ele também necessita de uma formação que o permita transmitir os conhecimentos e também os valores que vão compor a personalidade dos seus educandos. É necessário que o educador saiba claramente o que significa a sua profissão, o que os pais, a