Sintese: Quem é o educador - Luckesi
Matéria: Didática Geral
Desde o inicio do texto podemos perceber que o papel do educador não é algo fácil, e requer uma força de vontade muito grande para que os desafios sejam enfrentados. Ao longo do texto também vemos que o papel do educador, à distancia pode ser enxergado como pequeno, porém um bom educador, é capaz de mudar todo um futuro, através do conhecimento que ele passa pra frente.
Contudo, nunca podemos nos esquecer de que o educador é também um ser humano, dotado de personalidade, medos e desafios internos, e é por isso que é importante ler e refletir sobre esse tipo de texto, uma vez que nem o educador nem muito menos o educando, são seres dados prontos, ambos são passiveis de mudanças.
Um dos principais erros do educador é se prender nos erros do aluno e não na maneira de fazê-lo acertar, o texto fala disso de forma que nos faz entender que se estendermos o pensamento negativo em torno do aluno, rotulando-o como “caso perdido” não faremos nada por ele, pelo contrario, daremos vida a um processo de perda de fé no mundo e desistência do futuro. E a função do educador não é essa de julgar se o aluno é bom ou ruim, e sim dar uma base solida para que ele possa desenvolver sua individualidade e venha a futuramente encontrar seu papel na vida em sociedade. Isso fica bem claro na passagem que o autor fala sobre acolher o aluno sem julgamento prévio, da forma como ele é e não como gostaríamos que ele fosse. Ou seja, esse desenvolvimento do aluno deverá se dar pelo aprendizado, e esse aprendizado não pode ser apenas jogado ao aluno, ele precisa de uma organização previa para a boa formação do individuo, já que o aluno muitas vezes é um pedacinho importante do que será da sociedade um dia.
Porém por mais que o educador precise saber lidar com cada aluno dentro de sua particularidade, ele precisa também saber “confronta-lo” de forma que faça-o entender de uma maneira eficaz, porém adequada,