O papel do Rh
O setor de Recursos Humanos é o responsável por todos os aspectos relacionados ao gerenciamento das pessoas dentro da organização. É através dele que o funcionário faz seu primeiro contato com a empresa e é também a ele que recorre, sempre que necessário, para informar-se de seus direitos e suprir suas necessidades trabalhistas.
Por isso, o RH conhece com mais precisão seu público interno, pois se envolve com ele em todas as etapas da sua trajetória dentro da empresa: admissão, integração, treinamento, desenvolvimento, avaliação até a demissão.
O fato do RH ser responsável pelo disciplinamento de funcionários costumava gerar conflitos no processo de comunicação, pois os funcionários executavam suas tarefas sem conhecerem as razões das suas responsabilidades e o que realmente impactava no seu desempenho. A comunicação era antiquada e baseava-se na hierarquia, em normas, imposições, impessoalidade, omissão e falta de qualidade. As transformações ocorridas nas últimas décadas afetaram significadamente o órgão de RH, fazendo com que os profissionais da área precisem repensar sua relação com os funcionários, pois o trabalhador passou a ter uma visão mais sistêmica do ambiente de trabalho e das inúmeras possibilidades que o mercado começou a oferecer.
O ambiente organizacional está carregado de ruídos na comunicação, emails, mal redigidos com comunicação confusa, memorandos e tantas outras ferramentas de comunicação que deveriam facilitar a circulação de informação dentro das empresas mas termina complicando ainda mais todo o processo e sem contar com a “radio peão” que desentoa todo o conteúdo da informação. Todo este contexto serve para analisarmos a importância de uma comunicação integrada por parte dos gestores na disseminação das informações corretas gerando assim motivação e desenvolvimento dos funcionários da empresa, bem como o desenvolvimento dos mesmos.
A área de comunicação de uma empresa é uma das mais