Papel do gestor de rh
Hoje consumidores são mais exigentes, e o aumento da concorrência e da competitividade são grandes, enfatizado pela globalização. As empresas para enfrentar a nova realidade, estão tendo que ajustar suas práticas de gestão onde a qualidade, competitividade e excelência estão presentes. Produzir qualidade não deve ser visto como um esforço, mas como uma necessidade para quem deseja permanecer no mercado.
A Garantia da Qualidade, entendida por um conjunto de atividades, planejadas e sistêmicas, implementadas no sistema de qualidade, assegura ao cliente, que o fornecedor tenha a capacidade para atender todos os requisitos técnicos e organizacionais exigidas nas normas e nos contratos de fornecimento.
A qualidade sugere a integração de práticas de treinamento, reconhecimento, programas profissional e o alinhamento da gestão das pessoas nas organizações. A Gestão da Qualidade envolve, hoje em dia, uma reflexão maior sobre o processo de adaptação e as condições do homem ao trabalho, englobando aspectos de responsabilidade Social, Ética, e, principalmente a voltada para pessoas, ou seja, a qualidade de vida no trabalho.
As empresas crescem e com elas a necessidade de mudanças, não só no aspecto material e tecnológico, mas também em termos de Capital Humano. Todas as mudanças geram a necessidade de mudar a mentalidade das pessoas, e o departamento responsável por essas mudanças é o RH. Seu papel é a melhoria contínua de gestão, através de busca de estratégias, ferramentas, métodos e mecanismos de gerenciamento de qualidade cada vez mais completos que possam atender a realidade e necessidade do atual mercado globalizado, integrando respeito e desenvolvimento ao potencial humano.
O RH deve focar na qualidade de seus funcionários, para que o produto também saia com uma boa qualidade, implementando corretamente os devidos programas e fazendo com que a organização toda participe ativamente desses programas. As