Gerdau e sua estrutura
Os integrantes do Conselho, entre outras atividades, respondem pela escolha da Diretoria e do Comitê Executivo. Assuntos com impacto expressivo nos negócios e no desempenho das operações estão sujeitos à sua apreciação, assim como investimentos acima de US$ 5 milhões. A gestão do Grupo Gerdau é de responsabilidade do CEG, que coordena e supervisiona as Operações de Negócios (ONs) para viabilizar as políticas definidas pelo CA. O Comitê é composto por dez integrantes, um presidente e nove vice-presidentes. Suas responsabilidades são divididas por Nos e Processos Funcionais (PFs). Seus integrantes trabalham de forma colegiada, buscando uma maior sinergia entre as operações e, individualmente, com foco na gestão de cada negócio e nos PFs para maximizar seus resultados, isto está representado na figura 4.
O Grupo Gerdau está estruturado em três companhias de capital aberto: a Gerdau S.A., a Metalúrgica Gerdau S.A., no Brasil, e a Gerdau Ameristeel Corporation, subsidiária na América do Norte. O Grupo está dividido em cinco operações siderúrgicas, definidas a partir da linha de produtos e/ou localização geográfica das unidades: Aços Longos (Brasil), Aços Especiais (Brasil), Gerdau Açominas (Brasil), América do Norte (Canadá e Estados Unidos) e América do Sul (Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, entre outros).
No desempenho de suas atribuições, o CEG conta com o apoio do Comitê de Estratégia e de Comitês de Excelência. O Comitê de Estratégia é composto por executivos que contribuem para alcançar níveis crescentes de desempenho operacional. O comitê analisa o panorama atual do Grupo e as oportunidades de crescimento, além de definir um foco de longo prazo