Papel estratégico do rh
ALUNA : ALESSANDRA ALVES
Esse texto nos fala sobre o papel do RH na organização , as estratégias utilizadas , as modificações e os resultados obtidos pela área do RH.
O autor nos mostra a saída do rh como suporte operacional para a parte estratégica da organização . Com a era da globalização , marcada pelo processo de abertura da economia , mudou os padrões de produção e a característica do trabalho .Essas mudanças aconteceram rapidamente e as organizações precisam responder com rapidez e eficiência .
A realidade da nova economia está pressionando o rh a ampliar seu foco saindo da administração tradicional , para uma função estratégica abrangente , e isso não acontece facilmente .Pois o rh precisa ter a confiança dos investidores onde eles precisam acreditar que essas mudanças podem dar certo e trazer resultados financeiros favoráveis .
Segundo Milkovich e Boudreau, alertam os gestores para não se deixarem levar por modismo , pois a mudança deve agregar valor á organização , o rh será além de um agente de mudança , um parceiro no negocio e será muito mais fácil de convencer os investidores que o novo modelo de gestão pode viabilizar melhores resultados .
O conhecimento tornou-se uma vantagem competitiva direta para empresas que vendem idéias e relacionamentos . Apartir de agora , empresas bem sucedidas serão aquelas que sabem atrair , desenvolver e reter pessoas que possam dinamizar uma organizaão internacional . Desta forma o desafio para as empresas é ter certeza de que tem capacidade de encontrar , assimilar , desenvolver , remunerar e manter esses talentos .
A globalização tomou conta do mundo , e se as organizações não se flexibilizar, tendo alinhamento estratégico , conforme oque foi visto nesse texto , fica claro que uma boa gestão de pessoa pode ser o diferencial competitivo no mercado tão concorrido como o atual