RH ESTRATÉGICO
História do RH
Recursos Humanos é uma área relativamente nova, surgiu em torno do início do século XX.
Seu primeiro nome foi Relações Industriais. Sua criação deveuse por força do impacto da Revolução Industrial nas relações empregador versus empregado e, de lá para cá, foi crescendo e agregando em si mesma uma série de desafios e responsabilidades que antes não se supunham existir.
No início do século XX, ainda nesse contexto de rápida industrialização e condições precárias de trabalho, a concepção de homem adotada pela área de pessoal era do homo economicus, motivado exclusivamente por recompensa salarial.
Baseado nesse conceito, Taylor, inaugurou a Administração
Científica com o estudo de tempos e movimentos a fim de aumentar a produtividade, ou seja, a ênfase era nas tarefas.
Na década de 1930, surge a teoria das relações humanas, um movimento voltado para a humanização da organização, como consequência da Experiência de
Hawthorne, coordenada por Elton Mayo, que pesquisou o efeito das condições de trabalho sobre a produtividade e concluiu que os resultados obtidos nas organizações eram influenciados por fatores psicológicos e não por fatores físicos ambientais.
Descobriu-se que o comportamento do empregado é motivado e influenciado pelo sentimento de participação, de pertencimento aos grupos informais constituídos dentro das instituições. Dentro dessa ótica, os departamentos de pessoal viram surgir uma nova concepção de homem: o homem social, cuja eficiência e produtividade passam a ser motivadas por reconhecimento, valorização e compartilhamento. A ênfase passou das tarefas para as pessoas. A Evolução do RH
Anos 30
• O RH era constituído pelos donos das empresas
Anos 40
• Advogados (legalidade)
Anos 50
• Engenheiros (processos)
Anos 60
As empresas descobrem o trabalho em equipe
Anos 70
Administradores de Empresas (gestão científica)
Anos 80
Psicólogos (foco no indivíduo)