física
O GPS é um aparelho receptor móvel que indica a localização precisa em metros em qualquer ponto do planeta Terra.
Criado em 1973 pelo departamento de defesa dos EUA,para que os navios e as aeronaves se localizassem em qualquer ponto da superfície terrestre. Quando foi criado era exclusivamente de uso militar,mas em meados dos anos 90 a comunidade cientifica viu um grande potencial da tecnologia para o uso civil.
Com o sucesso da tecnologia, rapidamente foi sendo despertado um grande potencial na esfera civil, com aplicações comerciais e científicas que incluem desde o aprimoramento da administração do tráfego aéreo, afinando e organizando planos de vôo, até o mapeamento urbano de precisão, permitindo o apontamento de destinos e a otimização de rotas.
O GPS conta com dois tipos de serviço de posicionamento diferentes: o padrão SPS (Standard Positioning Service) e o preciso PPS (Precise Positioning Service). O PPS é de uso militar, sendo que sua precisão é maior que a SPS, que é de uso civil.
A partir dos anos 2000 o GPS de uso civil passou a ter a mesma precisão do GPS de uso militar.
Funcionamento
É composto por 3 segmentos: espacial (satélite), controle (estações de gerenciamento) e usuário ( receptor/GPS).
Segmento espacial:constelação de satélites
Segmento de controle:responsável pelo monitoramento do sistema de satélites e do tempo GPS, pela predição dos elementos orbitais e pela atualização periódica da mensagem de navegação.
Segmento de usuário:posicionamento topográfico e geodésico, navegação aérea,marítima e terrestre. (IMAGEM)
O sinal eletromagnético transmitido pelos satélites na faixa de frequências de rádio é chamado de onda portadora. Tal designação se deve ao fato de haver um procedimento chamado de modulação imediatamente antes de o sinal ser irradiado pelo espaço. A modulação consiste em modificar um sinal eletromagnético de forma que este transporte informações, que no caso são os dados de posição e tempo do satélite no