Física e física
1) No experimento descrito a seguir, dois corpos, feitos de um mesmo material, de densidade uniforme, um cilíndrico e o outro com forma de paralelepípedo, são colocados dentro de uma caixa, como ilustra a figura a seguir (vista de cima). Um feixe fino de raios X, com intensidade constante, produzido pelo gerador G, atravessa a caixa e atinge o detector D, colocado do outro lado. Gerador e detector estão acoplados e podem mover-se sobre um trilho. O conjunto Gerador-Detector é então lentamente deslocado ao longo da direção x, registrando-se a intensidade da radiação no detector, em função de x. A seguir, o conjunto Gerador-Detector é reposicionado, e as medidas são repetidas ao longo da direção y. As intensidades I detectadas ao longo das direções x e y são mais bem representadas por: (adote: A absorção de raios X pelo material é, aproximadamente, proporcional à sua espessura, nas condições do experimento).
Comentário (Opcional. Mostrado para o aluno após o encerramento da prova.)
Para o eixo x, a intensidade é inicialmente I0 até que o feixe atinja o cilindro. A partir desse momento, a intensidade cai até um valor mínimo quando o feixe está no meio do cilindro, passando então a aumentar até retornar ao valor I0 quando o feixe sai do cilindro. Ao atingir o paralelogramo, o feixe diminui de intensidade abruptamente e mantém esse valor até retornar abruptamente a I0 quando o feixe sai do paralelogramo.
Para o eixo y, a intensidade é inicialmente I0 até que o feixe atinja o paralelogramo, quando então passa a um valor menor (I1). Logo em seguida, quando o feixe atinge o cilindro a intensidade passa a diminuir até um valor mínimo quando o feixe está no meio do cilindro, passando então a aumentar até sair do cilindro, retornando ao valor I1. Quando então o feixe sai do paralelogramo, a intensidade volta a ser I0.
a)
b) c)
d) e)
2) Os gráficos na figura representam as posições de dois veículos, A e B,