Prática 5
Salvador – BA
2014
ESTUDO DA SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS NA DERTEMINAÇÃO DE ÁLCOOL NA GASOLINA
Resumo:
Através dos experimentos decorridos na prática em laboratório é observado a variação das propriedades ácido – básicas com propriedades oxidantes e redutoras de elementos de acordo com o período da tabela periódica que correspondem. Utilizando como ferramenta para estudo conceitos químicos, tais como polaridade e solubilidade (solvente, soluto), proporcionando o cálculo do teor de álcool na gasolina.
Introdução:
Em 1923 J.N. Brönsted e T.M. Lowry sugeriram, independentemente, que ácidos são definidos como doadores de prótons e bases aceitadores de prótons. Para soluções aquosas, a definição de Brönsted-Lowry não difere apreciavelmente da definição de Arrhenius de íons hidrogênio (ácidos) e íons hidróxidos (bases):
2 H2O H3O+ + OH- (1) Solvente puro Ácido Base A utilidade da definição de Brönsted-Lowry está na sua habilidade de lidar com qualquer solvente, como amônia líquida ou ácido sulfúrico: NH4+ + NH2- 2 NH3 (2)
Ácido
Base Produto de Neutralização
H3 SO4 +
+
HSO4 -
2 H2 SO4 (3)
(3)
As propriedades características dos ácidos e bases vem sendo estudadas há séculos por diversos cientistas das mais variadas nacionalidades.
Ácidos apresentam sabor azedo, reagem com metais como o ferro e o zinco, por exemplo, liberando o gás hidrogênio (H2).
Por outro lado, as bases apresentam sabor adstringente. Quando ácidos e bases reagem em proporções equivalentes, as características acidas e básicas desaparecem para formar uma nova substancia, o sal.
Na tabela periódica os elementos estão organizados em períodos, onde, elementos do mesmo período têm propriedades periódicas semelhantes. Dentre elas estão alguns exemplos: Eletropositividade - Tendência que um