bioquimica
Aula de Campo
Rondonópolis – MT
2013
Relatório desenvolvido durante a disciplina de introdução da agronomia como parte da avaliação referente ao bimestre.
Rondonópolis – MT
2013
Introdução:
Trabalho realizado na fazenda escola da instituição anhanguera educacional onde foi realizado o experimento de plantação de sementes de Caju, Seringueira e Mamão.
O objetivo do trabalho foi para obtermos uma melhor noção de como se deve fazer uma preparação de solo correto para poder estar realizando o plantio de sementes.
Podemos observar que se não houver um manejo correto do cuidado das sementes plantadas não conseguiremos alcançar o objetivo desejado.
A metodologia utilizada foi realizadas com pesquisas bibliográficas e com aulas praticas que tivemos na instituição.
A CULTURA DO MAMOEIRO
O Brasil é o primeiro produtor mundial de mamão, com uma produção anual de 1.650.000 t/ano, situando-se entre os principais países exportadores, principalmente para o mercado europeu. A espécie Carica papaya é o mamoeiro mais cultivado em todo mundo.
Colheita e Pós-colheita
O fruto pode não amadurecer normalmente se colhido muito imaturo. A depender da cultivar o mamão completa a maturação na planta 4 a 6 meses após a abertura da flor. Para comercialização e consumo, deve-se colher os frutos quando apresentarem estrias ou faixas com 50% de coloração amarela.
O mamão possui uma casca muito fina, facilmente danificável, e pequenas lesões durante o manuseio são portas de entrada para microorganismos. Portanto, é necessário efetuar tratamento dos frutos após a colheita. É importante salientar que o tratamento hidrotérmico pode causar alterações no metabolismo do fruto e consequente descaracterização da palatabilidade, sendo necessário um rígido controle da