o papel do psicopedagogo na instituição
Maria das Graças Gomes de Oliveira - Agente Comunitária de Saúde pela Prefeitura de Itamaraju Bahia – Graduada no curso de Pedagogia à distância pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Graduando no curso de psicopedagógia Institucional pela Faculdade de Educação Montenegro (POS – FAM).
Email: graca_1978@hotmail.com
Orientador (a)
Regiane Rios – Mestrado em Educação Ambiental pela Unitau.
Email: educ.regiane@gmail.com
RESUMO
Este artigo objetiva fomentar sobre a atuação do psicopedagogo na instituição, destaca as habilidades para trabalhar as dificuldades de aprendizagem através do olhar psicopedagógico em torno do aluno e das circunstâncias de produção do conhecimento, ressalta a importância deste profissional que aprimora e cria metodologia e estratégias que garantem melhor a aprendizagem, contribuindo para cada um, a partir de sua originalidade, aprenda a ser, a conhecer, a fazer e conviver. Este trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica.
Palavras- chaves: Psicopedagogo, instituição escolar, aprendizagem.
ABSTRACT
INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo abordar a importância do psicopedagogo na instituição escolar e intervenção das dificuldades de aprendizagem e foi realizado com revisão de literatura. Faz-se necessário a intervenção do psicopedagogo na instituição escolar, pois é um profissional indicado para assessorar e esclarecer a escola a respeito de diversos aspectos do processo ensino-aprendizagem.Dedica-se às áreas relacionadas ao planejamento educacional e ao assessoramento pedagógico, colabora com os planos educacionais e no âmbito das organizações, atuando numa modalidade cujo caráter é clínico, ou seja, realizando diagnóstico institucional e propostas operacionais pertinentes. Nesse sentido o psicopedagogo terá oportunidades de trabalhar juntos aos professores, esclarecendo-os quanto ao processo evolutivo cognitivo do aluno,