O papel do psicopedagogo na instituição escolar
2) A importância do monitoramento
Até pouco tempo atrás poucos administradores de rede se preocupavam em monitorar o ambiente de forma pró-ativa, hoje isso é imprescindível. Mas surgem algumas perguntas: O que monitorar, Quando monitorar?, É realmente necessário?
Muitos administradores obtem respostas para essas perguntas quando sofrem a primeira indisponibilidade de um serviço crítico, e quando começam a receber ligações de pessoas de todos os setores da organização: O que houve?, não consigo acessar a internet, não consigo acessar o meu e-mail, e por aí vai.
Atualmente, para uma organização ter sucesso e conquistar mercado, ela não pode se dar ao luxo de ficar parada por causa de problemas que poderiam ser facilmente evitados através de um monitoramento pró-ativo. Ter um ambiente mapeado e monitorado contribui consideravelmente para o crescimento de uma organização, uma vez que atualmente a grande maioria das organizações dependem da Internet e dos serviços que ela disponibiliza para realizar negócios.
2.1) O que monitorar?
Mas então, O que monitorar? Primeiro temos que observar atentamente quais os equipamentos e serviços primordiais funcionando em seu ambiente, segue abaixo a relação de equipamentos e serviços que normalmente são monitorados:
* Firewall; * Servidor de Correio; * Servidor de Arquivos; * Servidor Web; * Controladores de Domínio; * Servidor de Impressão; * Servidor DNS; * Servidor DHCP; * Servidor Proxy; * Roteadores; * Switches de borda; * Switch Core;
Esses são serviços e equipamentos básicos para o funcionamento de um ambiente de TI, o que não impede de sua empresa disponibilizar outros serviços importantes dentro ou fora da organização, sendo assim eles também devem ser