O papel do pedagogo no museu
Como instituição de interesse público e para uso do mesmo, o museu como um todo, geralmente precisa estar situado no centro da sua comunidade local, nacional ou internacional. O pedagogo do museu tem um papel particularmente importante a desempenhar, desenvolvendo os fundamentos da missão, políticas e programa do museu. Que devido ao seu contato íntimo com o público e um excelente conhecimento das expectativas e possíveis reações dos vários grupos da sociedade.
Museus mais direcionados para visitantes, contam com pedagogos em sua equipe muito antes até mesmo deste ser aberto ao público. Muitos museus ainda sobreviverem sem um departamento de educação, e alguns outros contratam apenas um profissional que deverá ser responsabilizado por todas as atividades que tanto o museu quanto os visitantes irão exigir e necessitar.
Este profissional deverá ser respeitado academicamente porque além de toda sua formação em pedagogia provavelmente deverá reforçar e ampliar seus estudos em direcionamento ao foco do museu para o qual trabalha (arqueologia, biologia, história, física, estudos da educação, psicologia, etc.)
O pedagogo que geralmente é o líder de sua equipe deverá ser um membro ativo dessa onde deverá ser um profissional muito dinâmico, alinhado com as redes de trabalho em sua volta, imprensa, notícias e atualidades. Esses enfoques poderão ajudar na orientação para o público, podem também ser uma fonte de novas alianças e novos horizontes profissionais pessoais e do serviço oferecido.
Além de que estes esforços comunicativos conseguem manter o pedagogo informado dos assuntos atuais, estudos e discursos satisfazendo as necessidades tanto da profissão quanto dos à que servem.
Outro ponto importante a ser relevado é que como cada museu é diferente, então este profissional que em consulta com os colegas da curadoria, terão que criar um planejamento observando circunstancias vitais para o sucesso do museu como: situação geográfica,