Proj. - hidroelétricas, aspectos e impactos
RODRIGO DINIS DIAS
FEIRA DE SANTANA
NOVEMBRO/2012
RODRIGO DINIS DIAS
HIDROELÉTRICA: IMPORTÂNCIA, ASPECTOS E IMPACTOS NA SUA CONSTRUÇÃO.
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana.
Avaliador: Prof. Alonso Camandaroba
FEIRA DE SANTANA
NOVEMBRO/2012
Sumário
1. Introdução
O mundo atualmente necessita de mais maneiras de obtenção de energia mais limpa, renovável e por sua vez sustentável. As principais são hidroelétrica, energia solar e eólica.
A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Neste processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.
Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais e sociais. Um dos maiores aspectos que favorece a construção de uma hidroelétrica é que o Brasil tem uma grande vazão hidrográfica (rios, bacias) e acidentes geográficos (quedas d'água, por exemplo), porem provoca alterações que irão comprometer a fauna e flora que não se adaptarão as mudanças ocorridas no local da construção.
1.1. Tema
Usina Hidroelétrica da Chesf (Sobradinho): Importância, aspectos e impactos na sua construção.
1.2. Problema
A construção da hidroelétrica de Sobradinho gera energia elétrica limpa, renovável e sustentável suficiente para ter