museu sebastião da gama
Curricular Contextos Multiculturais e Educação, no primeiro semestre do primeiro ano da Licenciatura em Educação Básica , uma visita de estudo ao
Museu Sebastião da Gama situado em Azeitão, de forma a nos dar a conhecer um pouco sobre a sua vida pessoal mas, sobretudo, para conhecermos a sua curta e intensa vida profissional enquanto pedagogo/ professor.
A visita realizou-se no dia 6 de Novembro tendo tido inicio por volta das 14h em Azeitão. Começamos por visitar, no exterior do museu, a estátua construída em homenagem ao Sebastião da Gama. De seguida, fomos para o interior do museu começando a visita guiada pela Dr.ª Vanda.
Iniciamos então a visita com duas perguntas sobre a qual nunca me tinha questionado antes: “O que é ser Professor? / O que é um pedagogo?”.
Estas questões introdutórias levaram a uma pequena interação entre os alunos e a Dr.ª Vanda, levando a uma breve discussão sobre a infância de hoje e a infância antigamente devido ao papel do professor na vida do aluno. A diferença entre um professor e um pedagogo foi-nos mostrada com a transmissão de saberes entre o aluno e o professor através do dialogo, da interação, da discussão, da brincadeira, da cumplicidade e da ligação que se pode criar entre estes.
Sebastião da Gama nasceu a 10 de Abril de 1924. Aos catorze anos foi-lhe diagnosticado tuberculose. Casou com Joana no Convento da Arrábida.
Com apenas vinte e oito anos, viria a falecer em Estremoz. Enquanto professor, iniciou a sua curta carreira nos anos 49/50, carreira essa que durou apenas um ano. Tinha na sua cabeça uma questão permanente: “Será que vou ser um bom professor?”. Este foi um Professor/ Pedagogo que marcou os seus alunos e por isso escolhi a frase que se encontrava exposta no museu
“Ser professor é dar-se”, pois esta reflete-se no carinho com que ele é recordado pelos seus antigos alunos quando o visitam (alguns deles choram pela saudade