Fases da mitose na célula vegetal
Conhecer os princípios básicos da extração do material genético. Estudar a estrutura e composição celular e identificar as fases da mitose em células da raiz da cebola.
II. INTRODUÇÃO
O ciclo celular é dividido em duas fases: intérfase e divisão celular: mitose ou meiose. A maior parte da vida da célula é representada pela interfase, período entre uma divisão e outra. Durante a interfase, a célula se encontra em maior atividade metabólica, podendo ser definida em três fases: G1, não há nenhuma atividade relacionada com o processo e divisão; S, duplicação de DNA, fundamental para a divisão celular; G2, a síntese de DNA já se completou; é a fase que antecede a mitose. Assim quando a célula vai iniciar a divisão, os cromossomos duplicam-se ainda na interfase.
A mitose, tipo de divisão celular que iremos destacar no decorrer do relatório, é um processo de divisão celular que ocorre em todas as células somáticas vegetais e animais e distribui igualmente os cromossomos entre as células filhas (2n=2n). Este processo é responsável pelo crescimento e manutenção da vida. O processo mitótico pode ser divido em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. A separação final das células resultantes é a chamada citocinese.
Na mitose das células vegetais, podem-se observar alguns aspectos diferentes quando comparada com a mitose das células animais. Nas células das plantas, devido à parede celular, não há formação de centríolos (mitose acêntrica) e a citocinese é centrífuga (de dentro para fora). A cebola (Allium cepa) é um dos materiais a serem utilizados para estudos em genética relacionados à divisão celular, no caso, as pontas de suas raízes, que constituem tecido em fase de crescimento (meristemas apicais).
III. METODOLOGIA
• Materiais
Lâminas;
Lamínulas;
Microscópio;
Bulbo de cebola;
Álcool 70%;
Tesouras;
Pinças;
Agulhas;
Esmagador metálico;
Papel de filtro;
Orceína acética 2%;
Tubos de ensaio;
Lamparina;
Placas de petri.
•