Estudante
Na Segunda Fase (fase realista), Machado de Assis abre espaços para as questões psicológicas dos personagens. É a fase em que o autor retrata muito bem as características do realismo literário. Machado de Assis faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades.
02 - A) A visão de mundo machadiana tem as seguintes características: humor, este tem duas funções: ora visa criticar o ser humano e suas fraquezas, através da ironia, ora demonstra compaixão pelo homem, fazendo o leitor refletir sobre a condição humana; pessimismo, não o angustiado nem desesperador. Tende para a ironia e propõe a aceitação do prazer relativo que a vida pode oferecer, já que a felicidade absoluta é inatingível. 02 - B) Escolhendo suas personagens entre a burguesia que vive de acordo com o convencionalismo da época, Machado desmascara o jogo das relações sociais, enfatizando o contraste entre essência (o que as personagens são) e aparência (o que as personagens demonstram ser).
02 – C) A temática de Machado de Assis envolve desde o uso de citações referentes à eventos de sua época até os mais intricados conflitos da condição humana. Destacam-se a escravidão, os papéis sociais, a mulher, o ciúmes, a filosofia, como também a loucura, a solidão e a homossexualidade.
02 – D) O processo narrativo utilizado por Machado de Assis eram os seguintes:
Reflexão X Ação: Machado utiliza as ações corriqueiras de suas personagens como ponto de partida, suporte e exemplificação de suas reflexões.
Interferência do narrador: Muitas vezes o narrador interfere na história que conta. Essa interferência dá-se de duas maneiras: na conversa com o leitor, para debater, opinar, esclarecer e ironizar; no