OBSERVAÇÃO DE FASES DA MITOSE EM CÉLULAS VEGETAIS
2013/2014
Relatório nº 2
OBSERVAÇÃO DE FASES DA MITOSE EM CÉLULAS VEGETAIS
Realizado por:
Ana Rocha nº1
Bárbara Silva nº4
Carina Oliveira nº6
Joana Silva nº15
11ºA
Atividade realizada em:
14 de Outubro de 2013
Relatório concluído em:
26 de Outubro de 2013
Objetivos:
Conhecer as diferentes fases da mitose em células vegetais.
Palavras-Chave:
Fases mitóticas;
Células Vegetais;
Ciclo celular.
Introdução:
A divisão celular é um processo simples que ocorre quando a molécula de DNA se replica, assim cada célula-filha herda uma cópia de toda a informação genética que a célula-mãe possuía. Estamos perante o processo da mitose.
As moléculas de DNA são responsáveis pelo armazenamento da informação genética, as histonas (proteínas) conferem-lhe estabilidade e são responsáveis pelo processo de condensação. Estas proteínas quando associadas ao DNA constituem um filamento de cromatina. Quando a célula está em divisão, estes filamentos sofrem um processo de condensação originando filamentos curtos e espessos, os cromossomas.
Como resultado da duplicação do filamento inicial de cromatina cada cromossoma é constituído por dois cromatídeos. Cada um dos cromatídeos é formado por uma molécula de DNA associada a histonas. Estas estruturas encontram-se unidas por um centrómero.
Fig.1- Cromossoma.
O número e o tipo de cromossomas varia de espécie para espécie, mas é constante e característico de cada espécie. A mitose é normalmente seguida de uma divisão do citoplasma, citocinese. O conjunto destas divisões celulares permite que, a partir de uma célula inicial se origine um organismo constituído por milhões de células. Depois de uma célula se dividir é necessário algum tempo para que esta esteja pronta para uma nova divisão. Esta alternância de períodos de divisão e períodos de não divisão constitui o ciclo celular.
Fig.2 - Ciclo Celular.
A interfase é um período