Ícone Design Português
História do Design Português
Cruz de Carvalho
Um ícone do Design Português
José Maria Cruz de Carvalho
Nascido em Lisboa a 17 de janeiro de 1930, Cruz de Carvalho frequentou o Curso Especial de Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, bem como as cadeiras de Pedagogia e Didática na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Fundou duas marcas de mobiliário, Altamira1 (1957) e Interforma2 (1968).
Ao longo da sua carreira foi responsável pelo projeto e montagem de inúmeras exposições que tiveram presença no Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional do Traje, Palácio Nacional da Ajuda, Paço Ducal de Vila Viçosa, entre outros. Em 1971 juntamente com João Constantino, lançou as bases para a realização da 1ª Exposição de Design Português.
Foi ainda um dos cinquenta membros fundadores da 1ª associação de designers em Portugal, a APD, e membro do ICOM3 e da APOM4. Em 2003 recebeu o prémio carreira atribuído pelo Centro Português de Design e no ano transato o prémio personalidade do ano na área da Museologia atribuído pela APOM. Dentro da sua atividade como designer de interiores e equipamento, Cruz de Carvalho teve um papel fundamental numa nova visão de fabrico e produção de mobiliário em Portugal, bem como na conceção e execução de projetos museográficos.
Foi referência em diversas edições, revistas e publicações da especialidade contribuindo com conhecimento e divulgação de obras no mercado português. No que toca ao fabrico de mobiliário, Cruz de Carvalho apostou muitas vezes na utilização de madeiras nacionais, conferindo traços de identidade ao design português.
Em outubro de 2003, foi homenageado numa emissão limitada de selos dos CTT (Anexo 1), onde se encontra também António Garcia, sendo no mesmo ano reconhecido pelo Centro Português de Design (CPD), como «um “Homem do Conhecimento” pelo apoio que deu às novas gerações numa vertente