Skeumorfismo
Skeumorfismo: É a palavra que se refere ao design de um objeto que copia ou se assemelha a forma do objeto real.
Esqueumorfismo é um princípio de design em que os objetos derivados (esqueumorfos ou simulacros) retêm ornamentos e estruturas que eram necessárias apenas nos objetos originais. Exemplos incluem cerâmica decorada com rebites remanescentes de vasos similares feitos de metal e uma software de agenda que imita a aparência de uma agenda tradicional feita de papel encadernado. O termo foi utilizado pela primeira vez em 1889.
A palavra é composta do grego "skeuos", (σκεῦος em grego) que significa vaso ou ferramenta, e morphê, (μορφή em grego) que é forma. No campo da tecnologia, é utilizado em interfaces de sistemas operacionais, onde figura-se a empresa Apple Inc. como uma das empresas que utilizou amplamente o recurso na interface dos sistemas móveis.
O skeumorfismo não nasceu com a tecnologia da informação; ele é bem mais antigo, e todos nós já tivemos incontáveis encontros com ele. A parte do filtro dos cigarros que imita cortiça é um exemplo, assim como os painéis de fórmica se fazendo de madeira, de plástico ou outros materiais.
O lançamento do Windows 8, e dos seus primos Windows Phone 7 e 8, reavivou a discussão. Suas interfaces limpas, em que nenhum elemento finge ter três dimensões ou ser feito de algum material “nobre”, é um refresco para quem nunca simpatizou com interfaces skeumórficas. Não deixa de ser irônico que, dessa vez, a Microsoft, que nunca se caracterizou pelo bom gosto, esteja dando as cartas; mas o fato é que a interface do Windows Phone 8 faz com que tanto o iOS quanto o Android pareçam irremediavelmente antigos.
A essa altura, a central de boatos Apple está a todo vapor. É que dizem por aí que o iOS 7, que está a caminho, dá uma virada radical e vem em versão flat, bi-dimensional. Se isso for verdade, o próximo da fila deve ser o Android, que não vai querer ficar para trás.
Tudo começou com o Skeumorfismo,