automação industrial aula 1
Controladores Lógicos Programáveis
1
Automação
Em princípio, qualquer grandeza física pode ser controlada, isto é, pode ter seu valor intencionalmente alterado. Obviamente, há limitações práticas; uma das inevitáveis é a restrição da energia de que dispomos para afetar os fenômenos. Por exemplo, a maioria das variáveis climatológicas podem ser medida mas não controlada, por causa da ordem de grandeza da energia envolvida.
O uso de máquinas e equipamentos que facilitam e potencializam o trabalho humano existe desde a pré-história, com a invenção da roda para transportar materiais otimizando o esforço humano, mas começou a despertar interesse na Revolução
Industrial, no século XVIII. Essa etapa do desenvolvimento produtivo é chamada de mecanização. No início da industrialização, os processos industriais utilizavam o máximo da força da mão-de-obra. A produção era composta por etapas ou estágios, nos quais as pessoas desenvolviam sempre as mesmas funções, especializando-se em certa tarefa ou etapa da produção. Assim temos o princípio da produção seriada.
Controladores Lógicos Programáveis
Interfaceamento e Controle Eletro-Eletrônico
Interfaceamento e Controle Eletro-Eletrônico
Automação
Os primeiros sistemas de automação operavam por meio de sistemas eletromecânicos, com relés e contatores. Neste caso, os sinais acoplados à máquina ou equipamento a ser automatizado acionam circuitos lógicos a relés que disparam as cargas e atuadores.
A automação industrial pode ser definida como uma forma de organização do trabalho fabril que se caracteriza pela utilização de máquinas automáticas e robôs. Visa melhorar a produtividade das indústrias, a redução de tempo e de custos, e exige mãode-obra altamente especializada.
Com o passar do tempo e a valorização do trabalhador, foi preciso fazer algumas alterações nas máquinas e equipamentos, de forma a resguardar a mão-de-obra de algumas funções