e nois
O livro “O Príncipe” de Maquiavel retrata sobre as condutas necessárias e adequadas do Príncipe (chefe do Estado). Os príncipes podem variar suas qualidades,entre elas: fidelidade, paciência, coragem, religiosidade, seriedade. Segundo Maquiavel, não é possível um homem ter todas essas qualidades, o que faz com que o Príncipe tenha que ser cautelosoe cuidadoso em suas escolhas para que não haja lacunas para comprometer seu governo.
Maquiavel mostra o questionamento ocorrido entre a forma de governo correta: ser temido ou ser amado? Deacordo com ele, não se deve temer a má fama de cruel desde que mantenha seus súditos unidos e leais. Os homens ficam muito mais preocupados ao agir sobre os que temem. Isso mostra que, comcerteza, é preferível ser temido, de acordo com as necessidades de governo, a ser amado, já que por este o homem não teria tantas preocupações ao agir contra.
O príncipe tem que ter cuidado para nãoser odiado pela maioria, uma vez que isso o ajudaria em suas conspirações. De acordo com essa atitude, mostram que muitas foram as conspirações, porém de pouco efeito. Em seu livro, Maquiaveldiz: “do lado do conspirador não existe senão medo, ciúme, suspeita de castigo que o atordoa; mas, do lado do príncipe, existe a majestade do principado, as leis, as barreiras dos amigos e doEstado que o defendem” esse fato explica com maior firmeza o motivo do qual é mais seguro ser temido que ser amado.
O conflito entre Príncipes não deve ser temido, já que tais mortes são raras,todavia deve precaver em não fazer grave injúria a algum daqueles de que se serve e que tem ao seu derredor no serviço do principado.
Festas e espetáculos são necessárias para distrair osgrupos sociais, sendo como prova de seu governo, a humanidade, devendo mantendo a virtude e a fortuna, requerimentos essenciais para um bom governo, sem elas o sucesso não seria iminente.