EVOLUÇÃO DA EMBALAGEM DO LEITE CONDENSADO MOÇA TRABALHO
ANA MARIA HOFFEMANN DE CARVALHO
RISELAINE RICCI BERNAL
CAMPUS CURITIBA
TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO
EVOLUÇÃO DA EMBALAGEM DO LEITE
CONDENSADO MOÇA
TRABALHO DE HISTÓRIA DAS ARTES GRÁFICAS
CURITIBA
2015
Sumário
1 - Introdução
3
2 - O produto e a história da empresa
4
3 - Última versão da embalagem do produto escolhido
5
4 - Linha do tempo das embalagens
5
5 – Outros produtos da marca Moça
6
6 - O design das embalagens
10-14
7 - Conclusão
15
8 – Referências
16
1- Introdução
O Leite condensado, ingrediente importante para nutrição durante a guerra, períodos de escassez de produtos frescos e posteriormente utilizado em sobremesas, foi descoberto no início do século XIX e popularizado no Brasil no século XX através da indústria Nestlé, teve sua marca eternizada pela moça na sua embalagem, pois mesmo tendo algumas mudanças ao longo dos anos, tanto em na forma da embalagem quanto na parte gráfica, este ícone se manteve presente.
Hoje a Nestle é uma empresa com mais de 8 mil marcas registradas, e utiliza a marca
Moça para lançar outros produtos tendo o “Leite Moça” como ingrediente, o que tem tornando a marca ainda mais evidente.
2 - O produto e a história da empresa
O que possibilitou o surgimento do produto pela primeira pela primeira vez foi a experiência do francês Nicolas Appert em 1820, que pesquisava uma forma de esterilização e conservação de alimentos em embalagens herméticas. Em 1828, o inventor francês Malbec aplicou o método de Appert (aquecimento de alimentos em recipientes fechados interrompendo o processo de fermentação) ao leite fresco de vacas para criar o leite condensado.
O leite condensado só passou a ser fabricado em escala industrial quando o americano Gail Borden, tentando desidratar o leite comum, descobriu que, antes de transformar-se em leite em pó, o produto virava leite condensado. A invenção dele, patenteada em 1856, só foi valorizada quando estourou a Guerra Civil Americana,