O papel da liderança
O exercício da liderança, e o papel do líder, quase sempre são confundidos com outros conceitos como poder, carisma, posição hierárquica ou até mesmo autoridade; no entanto o papel de um líder abrange dimensões, atividades e responsabilidades que vão muito além do senso-comum.
De acordo com Peter Drucker, uma das responsabilidades do líder é a criação de uma cultura em toda a organização através de seu caráter e de seus exemplos de conduta, que servirão de modelo a serem seguidos por todas as demais pessoas de uma empresa.
Para Drucker, o espírito de uma organização é criado a partir de sua liderança, sendo que uma organização grande em espírito é composta por grandes líderes, bem como uma empresa deficiente é composta por uma liderança é precária.Hoje, mais do que as competências técnicas, tem-se valorizado as competências comportamentais, e dentre elas destaca-se a liderança. Profissionais que desenvolvem tal competência em níveis que os destacam dos demais tornam-se não necessariamente chefes, mas peças essenciais para que a empresa alcance os resultados esperados e o sucesso nos negócios.
Liderar vai além do comandar. Envolve a mobilização de pessoas que acreditam em um propósito comum, que são influenciadas positivamente pelo líder a fim de trabalharem em equipe com o foco direcionado à um objetivo claro e crível. Assim, no contexto corporativo o papel da liderança consiste em identificar os objetivos estratégicos da empresa e em engajar os profissionais das diversas camadas da força de trabalho (executiva, gerencial, tática, operacional etc.) ao alcance desses objetivos.
Esse papel ganha extrema importância considerando a necessidade de se alcançar o sucesso e estar sempre