Papel da Liderança em gestão
-O líder encontra soluções para problemas entre seus seguidores.
-Determinar uma direção que inspire compromisso, focada no ambiente externo e que oriente para o futuro; deve ser um estrategista que planeje que seja inovador e que conduza mudanças; deve inspirar os membros da equipe a agirem com fé, reconhecendo as contribuições, encorajando a confiança mútua, a aceitação, cooperação e festejando as realizações dos indivíduos e da equipe.
-Liderança de equipes tem se tornado mais e mais complicada por causa, entre outras coisas, das mudanças demográficas na força de trabalho. Estas mudanças tornam a liderança mais complicada, pois os líderes têm que liderar os sobreviventes da reestruturação em tempos de subsequentes mudanças na cultura e na organização.
-Um bom administrador deve ser necessariamente um líder, mas um líder nem sempre é um administrador. Os líderes devem estar presentes nos níveis institucional, intermediário e operacional das organizações, as quais precisam deles em todas as áreas de atuação. Define a liderança como uma “influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos”.
-Dede (1993) acredita que a verdadeira natureza de liderança é exemplificada por três atributos, ou seja, a liderança requer: pressentimento de oportunidades; mudança cuidadosa de concepções erradas e inspirar outros para agirem com fé.
Teoria dos traços de personalidade
Traços de personalidade capazes de caracterizar os líderes
habilidade de interpretar objetivos e missões;
habilidade de estabelecer prioridades;
habilidade de planejar e programar atividades da equipe;
facilidade de solucionar conflitos e problemas;
facilidade de supervisionar e orientar pessoas;
habilidade de delegar responsabilidades aos outros.
Teoria comportamental: Kurt Lewin
Supõe que existem três categorias de líder: