O PAPEL DA LIDERANÇA
Cabe à liderança encorajar os empregados de forma a minimizar os sentimentos de frustração e insegurança decorrentes do processo de mudança, estabelecendo bases sólidas de comunicação e participação dos mesmos no processo.
Se as condições apoiam a mudança cultural, você deve considerar as seguintes questões: Faça com que todos percebam a real necessidade da mudança.
Comunique claramente os objetivos e as alterações a serem implementadas.
Dê atenção especial ao treinamento dos funcionários.
Encoraje a ideia de mudança como adequação ao meio.
Faça as pessoas do topo tornarem-se modelos, determinando assim o tom de seus comportamentos.
Crie novas histórias, símbolos e rituais para substituir aqueles atualmente em voga.
Selecione divulgue e apoie empregados que apoiam os novos valores buscados.
Replaneje os processos de socialização para se alinharem aos novos valores mude o sistema de recompensas para estimular a aceitação de um novo conjunto de valores.
Substitua normas não escritas por regras e regulamentos formais que serão estritamente seguidos.
Sacuda as atuais subculturas através de transferências, rotação de cargo e/ou demissões.
Trabalhe para conseguir consenso de colegas através a utilização de participação de empregados e da criação de um clima com alto nível de confiança.
Um processo de mudança cultural certamente não se dá de uma hora para a outra, mas a questão é: A cultura pode ser modificada? A resposta é: SIM! A cultura organizacional é um tema extremamente complexo e ambíguo, mas que é de vital importância para as organizações em geral. Ela é a identidade que será apresentada para uma sociedade , clientes, fornecedores , concorrentes e os próprios funcionários , nela estará inserida todas as variáveis que de uma forma ou outra influenciam o comportamento e as percepções que os