PAPEL LIDERANÇA
As organizações estão inseridas num ambiente caracterizado por fortes turbulências e constantes mudanças, surgindo daí a necessidade de se buscar soluções para aumentar sua eficácia, garantindo a sua sobrevivência e sucesso num mercado cada vez mais globalizado e competitivo. O presente trabalho apresenta a liderança como um dos fatores fundamentais para o sucesso das organizações, enfatizando sobretudo o importante papel que esta exerce sobre a motivação humana para o trabalho. E como as pessoas são a mola mostra de todas as organizações, sem as quais todos os demais sistemas não fariam sequer sentido, este estudo das relações de poder e motivação adquire especial relevância, pretendendo lançar luz sobre o assunto e sobretudo estimular outros estudos e pesquisas nessa área instigante do comportamento humano.
1 INTRODUÇÃO
Numa época de constante mudança tecnológica e transformações crescentes, a liderança nas organizações se torna um processo cada vez mais crucial, na medida em que representa o elemento propulsor muitas dessas mudanças. Devido às constantes mudanças e à disputa acirrada de mercado, é exigido cada vez mais dos profissionais que ocupam cargos de liderança. Assim, como sói acontecer, os velhos paradigmas também vêm se renovando em uma velocidade muito grande, trazendo novas teorias e conceitos administrativogerenciais que aos poucos estão sendo consolidados como fundamentos válidos.
Segundo estes novos paradigmas, o papel do líder e seu estilo de liderança são fundamentais para desenvolver e influenciar o clima organizacional, contribuir para a motivação da equipe, o comprometimento dos funcionários, a confiança na empresa, a segurança e o sentimento de valorização do funcionário conquistado através de respeito e credibilidade.
A liderança não pode mais ser exercida a partir de uma posição no jogo de uma hierarquia de comando e controle. O líder moderno tem que saber lidar com as pessoas, pois é através das pessoas