Documentação
Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva
Índice:
Introdução;
Conceito de documento;
Tipos de documentos;
Suporte de um documento;
Modalidades de documentos escritos;
Partes constitutivas de um documento;
Nota de encomenda;
Requisição/Requerimento;
Guia de remessa;
Fatura;
Documentos retificativos;
Recibo;
Extrato;
Outros…;
Documentação Interna;
Exemplos.
Documentação Externa;
Correspondência Recebida;
Correspondência Interna;
Correspondência Expedida;
Circuito de Documentação;
Conclusão;
Bibliografia.
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de G.P.P.D, onde irei novamente falar sobre os vários conteúdos abordados durante este módulo em conjunto com os trabalhos anteriormente realizados.
Documento:
tudo aquilo que funciona como comprovação de um facto: conservado ou gravado; com a finalidade de representar; reconstituir ou provar um fenómeno físico ou intelectual.
Tipos de documento.
Suporte de um documento.
Modalidades de documentos escritos.
Partes constitutivas de um documento.
Nota de encomenda: é um documento escrito no qual o vendedor e o consumidor registam o seu acordo sobre o objecto e o preço da venda, quando o consumidor não pode levar imediatamente o bem comprado.
Por ex: quando se vai à sport zone para se comprar umas sapatilhas e não existe o nosso número e por isso temos de encomendar.
Requerimento:
o pretendente (demandante, requerente) expõe uma pretensão a um direito que lhe assiste, citando portanto a legislação ou regulamento correspondente.
Por ex:
Guia de remessa é um documento que acompanha a documentação da carga a ser enviado para o destinatário. Também chamado de conhecimento de cargas. Todos os documentos relacionados à carga a ser transportada, são notas fiscais, guias, seguros da carga, entre outros.
Por ex: quando se vai distribuir bolos, tem que se levar uma guia de remessa com a quantidade