Documentação
É a maneira mais adequada de esquematizar e fazer anotações, escrevendo palavras ou expressões que traduzam conteúdos conceituais, não se esquecendo das idéias principais do resumo.
E preferível que focamos nas idéias fundamentais procurando fixar categorias básicas e investir no entendimento e na percepção da s idéias do orador.
Documentação Técnica
Ela é baseada em conceitos fundamentais que estruturam determinada área do saber. Cada disciplina corresponde a uma parte do fichário e suas partes principais. È recomendado que os fichário tem um vocabulário técnico - lingüístico, com um conjunto personalizado, mas com um entendimento fácil quanto para a leitura quanto para um redação.
Termos de uma ficha:
Objetivo: Coleta as informações mais importantes para o estudo ou para um trabalho em particular, sem fugir do assunto principal.
Conteúdo: Aborda os temas e subtemas da área do trabalho em questão.
Fichamento: São as principais idéias retirada de uma leitura particular de um texto. Onde elas devem ser guardadas em forma de ficha para não se perder com o passar do tempo.
Citação literal
Elas devem vir entre aspas, quanto só tiver uma pequena parte das idéias da passagem citada, não precisa das aspas, mantendo a indicação da fonte, ser for transcrição de idéias pessoais não precisa de indicação qualquer.
Documentação Bibliográfica
Consiste em fichar e documentar material extraído de livros, revistas, artigos e outros trabalhos. As fichas de documentação bibliográfica podem trazer acima, à direita, o título ou subtítulo dentro do qual se inserem e, à esquerda, a indicação bibliográfica completa.
Documentação Geral
Organizar e guardar informações perecíveis
Objetivo: Guardar em uma pasta, organizadamente documentos de suma importância.
Conteúdo: Recortes e Xerox de jornal ou revista, apostila e tudo que forma importante e que não se encontra fora da época de publicação.
Fichamento: Documentos são arquivados sob