pesquisa salarial empresas participantes
Este é um dos pontos mais importantes da pesquisa, pois as empresas convidadas a participar formarão o universo da abrangência do mercado.
Lembrem-se que o objetivo da pesquisa é conhecer, saber qual á remuneração praticada no mercado de trabalho, para os cargos pesquisados.
Antes de fazê-lo deve-se definir o número de empresas participantes. Sabe-se que quanto maior o número melhor o retorno e abrangência da pesquisa, mas também encarece a pesquisa e o tempo disponível para a sua realização. Como é adotado o critério da amostragem, orientamos que o número ideal é de trinta empresas.
Os critérios adotados para a escolha das empresas que deverão ser convidadas a participar da pesquisa salarial, como amostra do mercado de trabalho, são as seguintes:
• Localização geográfica da empresa:
As empresas podem ser selecionadas em função de sua localização geográfica. Existem cargos, cujos ocupantes são influenciados pelo mercado local de trabalho, desinteressando-se por ofertas de trabalho em locais distantes. É o caso da mão-de-obra elementar que tende a procurar emprego em seu próprio bairro, no sentido de diminuir tempo e gastos com condução ao trabalho, que representa parte considerável de seu salário. Quando se pretende pesquisar salários de cargos horistas não qualificados, geralmente as empresas escolhidas são as situadas nas imediações da empresa que está pesquisando.
• Ramo de atividade da empresa.
Muitas empresas selecionam participantes do mesmo ramo de atividade para as suas empresa. A orientação é a de que deva existir alguma similaridade de operações e atividades que se traduz na tipologia dos cargos. As empresas do mesmo ramo de atividade empregam tecnologia comparáveis entre si, o que se espelha nos cargos. Assim, quando se pretende pesquisar cargos técnicos ou operacionais, ligados diretamente à natureza das atividades da empresa, a tendência é selecionar empresas do mesmo ramo de atividade, quer