O papel da cidadania
Cidadania e a ação do Estado
Visita e acompanhamento à instituição fé e alegria
Sumário
1. Introdução
2. História da instituição
3. Trabalho realizado pela organização
3.1 A separação
3.2 A vida nas ruas
3.3 Atividades e acompanhamento escolar
3.4 Financiamento
4. Não apenas um dever
5. Conclusão
1. Introdução:
Como sugerido em sala, após uma discussão com a turma, buscamos mostrar de forma mais real e verdadeira possível, o trabalho feito por uma ONG e a ação e presença do Estado na sociedade, além da presença da própria no que tange a cidadania.
A ONG Fé e Alegria foi escolhida para ser o objeto de estudo para o trabalho, pois além de possuir uma certa credibilidade e qualidade no trabalho realizado na sociedade, possui 24 anos de atuação no Estado do Espírito Santo, promovendo uma relativa atribuição a vida, e se encontra localizada perto da faculdade facilitando o acesso e a pesquisa, o que permitiu o acompanhamento semanal para melhor averiguação do trabalho realizado por ela.
Localizada no bairro Maruípe, a ONG Fé e Alegria ajudam crianças que por diversos motivos foram afastadas dos pais e familiares, providenciando moradia provisória e todos os cuidados necessários até que seja providenciada sua reintegração na família de origem ou colocação em família substituta.
A ONG conta com um amplo espaço destinado ao lazer e entretenimento dos menores, além disso, contam com acompanhamento de psicólogos e cuidadores, visando minimizar os traumas sofridos durante e depois da separação dos pais e familiares.
As crianças são supervisionadas na escola e na instituição, recebendo suporte emocional e uma educação adequada.
A ONG faz parceria com algumas empresas privadas, por exemplo, KUMOM que oferece aos menores cursos de complementação e reforço nas matérias escolares, outras empresas e a Prefeitura de Vitória fazem contribuição financeira, formando uma parceira que ajuda