O PAPEL DA PSICOLOGIA NA AGENDA PELA CONQUISTA DA CIDADANIA
A cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais, de um cidadão.
“Segundo a etimologia, a origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exerce1”.
A cidadania sofreu inúmeras limitações, deixando de se existir em diversos momentos da historia como, por exemplo, quando o país esteve sob forte autoritarismo e o regime militar , utilizado para manter de diversas vertentes a ordem social. Tornando a politica centralizada e pertencente aos direitos de expressão delimitadas por pessoas especificas.
A constituição federal foi promulgada em 5 de outubro de 1988. O texto marcou o processo de redemocratização após período de regime militar (1964 a 1985).
O exercício da cidadania se tornou presente, na constituição:
“TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
II - a cidadania “.
Sendo nos dias atuais um paradigma para a sociedade, exercer seus deveres e receber os seus direitos. Principalmente em áreas socialmente criticas, onde á um alto grau de carência seja no âmbito social, politica, econômica, cultural, de educação ou segurança.
Mas a sociedade por meio de dispositivos atua para que o estado de direito seja exercido. Com a utilização de dispositivos de acessibilidade social, como geração de emprego e renda, sócios educativos, culturais e segurança publica humanizada.
A psicologia em seu âmbito , se caracteriza pela ciência focada nos estudos do comportamento humano e seus processos mentais . Sendo vista juntamente com a sociologia um grande passo para a orientação da cidadania na sociedade.
O comportamento humano,quando exporto por skinner expõe pelo behaviorismo radical que o