O Orientador Educacional na sua Prática Profissional
Em data referia anteriormente foi orientada pela professora Cristina Galindo, palestra onde o assunto principal nos traz uma reflexão sobre a prática profissional do orientador educacional em ambientes escolares.
A escola não é mais como a de antigamente onde o aluno era apenas um coadjuvante hoje ele é o protagonista e para isso acontecer é preciso uma sociedade mais crítica, onde uma educação interdisciplinar, contextualizada e identificada com o local onde esta inserida se faz necessário.
Em uma escola encontramos muitas gerações de seres humanos e todos com sua parcela de importância para melhor convívio em sociedade. O surgimento de novos meios de acesso a informação constituem uma nova forma de educar, onde a escola não detém todas as respostas e o professor não é dono de todo o saber é a troca de conhecimentos oriundos de diversas fontes de informação que resulta em um ambiente escolar repleto de sabedoria, é a partir daí que começa os desafios do Orientador Educacional em sua principal prática cotidiana a de mediar. Assim, temos como objetivo, investigar qual o trabalho do Orientador Educacional na comunidade escolar numa perspectiva mediadora e facilitadora do processo ensino-aprendizagem. Tendo como suporte as leituras da área educacional e suas legislações. Sua função na comunidade escolar é visar o pleno desenvolvimento do educando. E enfatizar a importância do trabalho realizado por esse profissional é dar sentido à cooperação, compreensão e respeito dos indivíduos uns com os outros na sociedade.
As síndromes e os distúrbios devem ser considerados pelo Orientador Educacional na hora de elaborar sua proposta educacional aos professores. Identificar, conhecer os detalhes, encaminhar aos profissionais de saúde especializados e ajudar as famílias a preparar uma educação de suportes para seu filho é o caminho que este profissional deve seguir para auxiliar os profissionais de sala de aula a