Trajetória da Orientação Educacional: Origem e Evolução
TRAJETÓRIA DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: ORIGEM E EVOLUÇÃO
Especialista em Gestão e Orientação Educacional
RESUMO
A orientação educacional foi vista de formas diferentes nos vários períodos da história. A escola, em si, passou por muitas transformações ao longo dos anos e os diferentes setores que nela atuam, de acordo com as necessidades da época, valores e exigências que imperavam na sociedade. A orientação educacional tem sido uma das funções exercidas pelo profissional da educação denominado pedagogo. Nas diferentes redes escolares, este profissional se existente, recebe denominações variadas e exerce atividades também variadas. Tal diversidade descaracteriza a real dimensão de seu fazer profissional e estabelece um conflito entre os diversos papéis desempenhados pelos diferentes profissionais da educação. Nesse sentido, esse artigo apresenta a existência desse profissional, além de uma discussão crítica sobre a especificidade do trabalho do orientador educacional, apontando para a necessidade de sua presença em todas as escolas.
Palavra - chave: Mediador, Facilitador, Orientador Educacional, Pedagogo
INTRODUÇÃO
Sempre nos inquietaram as dúvidas referentes a não-existência da orientação educacional nas escolas. Em nossa realidade, pensávamos nos porquês da escola particular poder contar com tal profissional e a escola pública, não. Por que uma existência restrita a determinada camada social, quem freqüenta a escola particular? Se o profissional orientador educacional fosse desnecessário como membro integrante da equipe pedagógica da escola, por quais razões a escola particular o manteria? Essas inquietações motiva a pensar primeiramente, ao resgate histórico da função do orientador educacional e, posteriormente, ao mapeamento da existência de tal profissional nos diferentes estados brasileiros.
Historicamente, os cursos de Pedagogia têm formado profissionais para o exercício de funções ligadas à gestão educacional: