O serviço social no espaço da educação escolarizada
RESUMO O presente trabalho destaca alguns resultados da pesquisa apresentada no programa de doutorado em serviço social da PUC/SP em dezembro de 2004. A pesquisa que teve duração de quatro anos foi desenvolvida junto aos cursos de serviço social com mestrado e doutorado na área, e junto aos Conselhos Regionais de Serviço Social. Apresentamos os resultados da pesquisa explicitando a trajetória feita pela profissão no espaço da educação escolarizada, destacando os período compreendidos: sua gênesis década de 1930; consolidação décadas de 1940-1960; crise década de 1970-1980 e seu retorno a discussão nas décadas de 1990 e 2000.
Palavras-Chave: Política de educação, educação escolarizada, serviço social.
ABSTRACT O presente trabalho destaca alguns resultados da pesquisa apresentada no programa de doutorado em serviço social da PUC/SP em dezembro de 2004. A pesquisa que teve duração de quatro anos foi desenvolvida junto aos cursos de serviço social com mestrado e doutorado na área, e junto aos Conselhos Regionais de Serviço Social. Apresentamos os resultados da pesquisa explicitando a trajetória feita pela profissão no espaço da educação escolarizada, destacando os período compreendidos: sua gênesis década de 1930; consolidação décadas de 1940-1960; crise década de 1970-1980 e seu retorno a discussão nas décadas de 1990 e 2000.
Keywords: Política de educação, educação escolarizada, serviço social.
I. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema central o estudo do serviço social na divisão sócio-técnica do trabalho como um dos elementos constitutivos no campo da educação no Brasil, mais especificamente sua inserção no espaço da educação escolarizada. Inserção esta demarcada pelo contexto sócio-histórico e pela trajetória de institucionalização do Serviço