O meio social na influência do menor e da família
Educação em contexto de violência foi o tema do 2º encontro do projeto 'Família Cidadã' gazeta online
A segunda palestra da 4ª edição do projeto 'Família Cidadã', foi realizada na tarde desta terça-feira (01), no auditório da Rede Gazeta, em Vitória. No evento, a mestre em Psicologia e vice-presidente da ONG Cruzada do Menor, Maria Tereza Maldonado, falou sobre o tema 'Educação em contexto de violência'.
O secretário estadual de educação, Haroldo Correa Rocha, esteve presente e destacou a importância e a necessidade de se refletir o atual panorama do sistema educacional, e o consequente comprometimento na formação dos futuros cidadãos. O evento foi transmitido ao vivo pela Gazeta Online TV (GTV).
A palestrante ressaltou a existência de dois cenários na atualidade: o primeiro, definido como desolador por apresentar os problemas que assolam a sociedade, como a violência, desigualdade social e cosumo predatório. O segundo cenário, definido como esperançoso, apresenta um modelo de construção de um novo mundo globalizado com destaque para o consumo consciente, projetos sociais e desenvolvimento sustentável.
A vice-presidente ainda apontou alguns dilemas da modernidade que acabam influenciando a relação entre pais, filhos e escola. A falta de criatividade e flexibilidade para criar tempo, agendas sobrecarregadas conbinadas com a dificuldade para se pensar em conjunto, comprometem esta relação entre as partes. Maria Tereza defende que as famílias devem procurar mecanismos para reverter esse quadro negativo configurado na sociedade.
Situações conflitantes e falta de limites que crianças e adolescentes encontram dentro de casa contribuem para o surgimento de problemas como o bullying (termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa).
Somado a isso, a