Hereditariedade
> HEREDITARIEDADE
O padrão genético do indivíduo, estabelecido no momento da concepção, influencia as características da personalidade que cada Ser desenvolverá.
Na determinação do temperamento de um Ser Humano, podemos evidenciar inúmeras variações no organismo individual no que respeita, por exemplo, à constituição física e ao funcionamento dos sistemas nervoso e endócrino que são em grande parte, influências hereditárias.
O papel da hereditariedade no desenvolvimento e comportamento dos Seres Humanos é um assunto de grande relevo, podendo o estudo do caso concreto dos Gémeos ser um dos métodos mais eficazes na análise do papel da hereditariedade. Na generalidade, concluí-se que comparativamente às semelhanças físicas e intelectuais , é nas características da Personalidade que a semelhança é menor ( factores biológicos ).
Além disso, os factores somáticos (orgânicos), como a altura e o peso, o funcionamento dos órgãos dos sentidos, podem afectar o desenvolvimento e alteração da personalidade.
Concluímos ainda que, as primeiras teorias da Personalidade (teorias dos tipos), dão maior ênfase ao papel dominante dos factores biológicos e das influências hereditárias na composição da Personalidade. Por outro lado, referem-se ao papel do Meio Social e das Experiências Pessoais como dependentes e estritamente subordinadas face a outros factores, colocando-as em segundo plano.
Mais tarde, a psicanálise de Freud evidenciará a componente biológica na construção da