Hereditariedade
Hereditariedade- transmissão de características fisicas e psicológicas de pais para filhos.
Gregor Mendel- Gregor Johann Mendel (Heizendorf, 20 de Julho de 1822 — Brno, 6 de Janeiro de 1884) foi um monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco. Descobriu as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários.
Núcleo- é o local da célula onde se encontra todo o material hereditário na forma de cromossomas. Todas as células do nosso corpo tem a mesma informação genética, com excepção das células sexuais que tem metade da informação genética de forma a manter o mesmo número de cromossomas aquando da reprodução.
Cromossoma - É constituido por uma molécula de ADN (ácido desoxirribonucleico) . O conjunto de cromossomas tipicos de uma espécie designa-se de cariótipo. Os cromossomas podem ser autossomas ou heterossomas.
Cariótipo humano - constituído por 23 pares de cromossomos 22 pares são autossomos e um par são heterosomas. Em cada par existe um cromossomo que recebemos do pai e outro que recebemos da mãe em cada um dos cromossomos existem o mesmo número de genes responsável pela mesmas características.
Autossomas- cromossomos responsáveis pelas características gerais do individuo.
Heterossomas- cromossomos responsáveis pelo sexo do individuo (XX para mulher, XY para homem).
ADN- tem como unidade base os nucleotídeos (constituído por um grupo fosfato+Ribose (açúcar com cinco carbonos)+ uma base azotada ( que pode ser: adenina, citosina, guanina ou timina).
Gene- Porção de ADN constituído por um determinado conjunto de nucleotídeos a que corresponde uma determinada sequência de bases azotadas que são responsáveis pela produção de uma determinada proteína, logo por uma característica do individuo.
Genes alelos- Genes responsáveis pela mesma característica do individuo. No mínimo cada característica depende de dois genes que se encontram em cromossomos do mesmo par (cromossomos