beneficiamento de minério
1. Introdução
Todos os materiais inorgânicos utilizados no suprimento de nossa civilização são oriundos da crosta terrestre, e esta fina casca de material silicático recobre nosso planeta com uma espessura média de 13 km.
Figura 1. Representação da Crosta Terrestre, Manto e Núcleo
Os minerais constituem os insumos básicos mais requeridos pela civilização moderna. São utilizados nas indústrias do aço (ferro), cerâmica (argilas, caulim, calcários, feldspatos, filitos, quartzo, talco, etc.); do vidro (quartzo, calcários, feldspatos, etc.); de papel (caulim, carbonato de cálcio, talco, etc.); bem como na construção civil (areia, brita e cascalho) e muitos outros.
Nem sempre esses minerais apresentam-se na natureza na forma em que serão consumidos pela indústria, quer seja por suas granulometrias (tamanhos) quer por estarem associados a outros minerais, que não têm interesse ou são indesejáveis para o processo industrial a que se destinam. É exatamente para a adequação dos minerais aos processos industriais que se utiliza o beneficiamento dos minérios.
O processamento mineral pode ser conceituado basicamente como sendo a ciência que transforma minérios em matérias primas para suprir os mais diversos ramos industriais, utilizando-se essencialmente de processos físicos e/ou químicos, sem alterar a estrutura química dos minerais presentes. Os materiais assim obtidos são usualmente denominados concentrados.
2. Etapas do Beneficiamento
2.1. Cominuição
A cominuição ou fragmentação abrange o conjunto de operações responsáveis pela redução do tamanho das partículas minerais. Esta operação é realizada com rigoroso controle por ser uma operação normalmente cara, sendo que a cominuição excessiva deve ser evitada.
Figura 2: Processo de Cominuição.
Objetivos Principais da Cominuição:
- Obtenção de minério dentro das especificações granulométricas para seu uso posterior.
-