Equipamentos de beneficiamento de minérios
TRATAMENTO DE
MINÉRIOS
Capítulo I –
Equipamentos de tratamento de minérios
Professor André Carlos Silva, MSc.
Universidade Federal de Goiás
Campus Catalão - GO
1. INTRODUÇÃO
O processamento mineral pode ser conceituado basicamente como sendo a ciência que transforma minérios em matérias primas para suprir os mais diversos ramos industriais.
Na realidade, compreende um universo amplo e multidisciplinar, envolvendo diversos campos da engenharia e da ciência propriamente dita.
1. INTRODUÇÃO
Todos os materiais inorgânicos utilizados no suprimento de nossa civilização são oriundos da crosta terrestre, esta fina casca de material silicático que recobre nosso planeta, com uma espessura média de 13 km.
1. INTRODUÇÃO
1. INTRODUÇÃO
Os vários elementos que constituem a crosta não estão regularmente distribuídos na mesma, mas ocorrem na forma de uma mistura de minerais com a predominância de alguns elementos maiores na sua estrutura.
1. INTRODUÇÃO
As irregularidades na distribuição elementar são geradas por processos geológicos e climáticos, resultando em alguns casos numa grande concentração de minerais em locais privilegiados.
1. INTRODUÇÃO
Essas concentrações são definidas como jazidas minerais quando apresentam dimensões e características que permitam sua explotação econômica.
Hoje, basicamente poucos minérios brutos são passíveis de utilização direta como produto final.
1. INTRODUÇÃO
Na maioria dos casos necessitam de um determinado tratamento (ou processamento ou beneficiamento), utilizando-se essencialmente de processos físicos e/ou químicos, sem alterar a estrutura química dos minerais presentes.
Os materiais assim obtidos são usualmente denominados concentrados.
2. COMINUIÇÃO
A cominuição (ou fragmentação) abrange o conjunto de operações responsáveis pela redução do tamanho das partículas minerais.
2. COMINUIÇÃO
Os objetivos principais desta são:
Obtenção de uma